quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O poder da música no ritual



É evidente que a música faz parte da nossa vida, em um simples som de cantarolar dos pássaros, ao ouvir as ondas do mar ou na nossa própria fala, a musicalidade se torna presente e indispensável à nossa vida. Será que é possível viver sem música?


A música é, tecnicamente, formada por ondas sonoras que podem ser mensuradas/medidas fisicamente. Entretanto, é impossível segurar a música com nossas mãos, pois ela não é palpável, mas os instrumentos para produzir são visíveis. As pessoas que são surdas também sentem a música através das ondas sonoras que atravessam seu corpo, as vibrações são constantes e a música passa a ter um significado especial para elas.

Já ouvimos histórias que a música é muito poderosa para combater o desânimo e estresse, aliviar tensões, estimular a memória e entre outros motivos. O foco desse pequeno artigo é salientar a importância do poder que a música exerce num ritual (seja qualquer for o ritual em questão). A música ritmada se fez presente nos tempos primórdios, onde homens e mulheres notaram que ao bater em partes especificas de seu corpo produziam diferentes sons.

A música é a reprodução dos sons da natureza. O vento nos galhos das árvores, o cair da chuva, os pássaros, as ondas batendo num rochedo, o cair de águas de uma cachoeira, trovão dentre outros sons. Há muito tempo, os seres humanos integraram a música a rituais religiosos e de magia, devido a seus efeitos poderosos. Os xamãs usam uma batida constante de tambor para induzir um transe e um tambor pode ser utilizado para controlar o ritmo de uma dança mágica (a dança e os gestos também são importantes em uma “ritualística”). Além disso, acredita-se que certos sons podem acalmar animais, imagina os seres humanos!

A música nos envolve emocionalmente, nos entregamos quando nos identificamos com ela e isso é importante num ritual. A música se torna um recurso de criação do espaço sagrado, sendo utilizada para invocar Deidades, fazer agradecimentos, banimentos, meditações, a magia musical é aquilo que realmente se desejar fazer dela.

Vale a pena a reflexão: Quais músicas você já criou em seus rituais? Já utilizou músicas específicas para alguma Deidade? E sobre os instrumentos musicais, você os utiliza em seus ritos?

“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.”

Aristóteles

Beijos iluminados! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário